segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mas... o que é Arte? Sua importância e funções.

Mas... o que é Arte?

“A Arte é necessária para que o Ser humano se torne capaz de conhecer e mudar o Mundo. Mas a Arte também é necessária em virtude da magia que lhe é inerente."
Ernst Fischer, A Necessidade da Arte, Zahar Editores

Em primeiro lugar, antes de começar a falar sobre os diferentes movimentos artísticos que surgiram ao longo dos tempos, é importante tentar dar uma noção do que é a Arte. As definições de Arte são muitas e bem variadas visto que esta é um fenômeno cultural ao qual não se pode aplicar uma definição única e rigorosa visto que em cada época, diferentes grupos sociais (ou cada indivíduo) escolhem como devem compreender e definir esse mesmo conceito. Mesmo assim é possível deixar ficar aqui algumas "definições" de Arte ou no mínimo uma pequena noção...
É a capacidade que o ser humano possui de produzir objetos ou realizar ações com as quais possa expressar idéias, sentimentos ou emoções estéticas. É um importante trabalho educativo, pois, através das tendências individuais, estimula a inteligência e desenvolve a nossa percepção, imaginação e observação, e contribuí ainda para a formação da personalidade do ser humano, pois desenvolve ainda o nosso raciocínio e a capacidade crítica. Pode-se dizer também que a Arte é uma espécie de fuga aos problemas da vida, uma forma de nos libertarmos da tensão e do cansaço que sentimos praticamente todos os dias.
A Arte é, portanto, todo um trabalho criativo ou o seu produto, que se faz consciente ou inconscientemente com intenção estética, isto é, com o fim de alcançar resultados belos, embora o ideal de beleza seja subjetivo e varie com os tempos e com os costumes, todo o artista (seja ele um pintor, um escultor, um arquiteto, um músico, um escritor ou um cineasta) provavelmente investe o mais possível na beleza da sua obra do que na verdade, na elevação ou na utilidade que esta possa ter. Cada obra de arte, acabado o ato da sua materialização, adquire vida própria, passando a poder ser interpretada e sentida diferentemente, de acordo com a personalidade, a formação e o contexto histórico e cultural de quem a aprecia.
É através da Arte que o ser humano formaliza e personaliza as suas crenças, sonhos e medos, incorporando até o desconhecido, o inexplicável e até o incomum; que ele expressa as suas interpretações/recriações da Natureza, de si mesmo e dos outros; que sublima tensões, impulsos, complexos e traumas. A relação do ser humano com a Arte é de tal forma íntima e essencial, que já chegaram a defini-la como condição de Humanidade, pois a Arte é uma atividade exclusivamente humana, na medida em que só o ser humano é capaz de produzi-la e apreciar. É ainda uma atividade espontânea e inata ao ser humano, pois a produção artística, embora não necessária a sobrevivência física e imediata teve lugar desde as sociedades mais primitivas e acompanhou o ser humano desde os primórdios da sua espécie.
A Arte aparece-nos como uma necessidade vital para o ser humano. Não uma necessidade do corpo, mas sim do espírito. A Arte não precisa ser algo belo ou útil para ser considerada Arte. Basta apenas que nos atinja os sentidos e nos proporcione qualquer tipo de reação. Arte é algo sem o qual não podemos viver ou no mínimo evitar, pois ela rodeia-nos (sim porque arte não é apenas a pintura de um artista bastante conhecido ou então a obra de um arquiteto super conceituado, a arte é tudo aquilo que vemos e ouvimos e até tudo aquilo que lemos e fazemos com um intuito estético) e acompanha-nos desde sempre.
Sem avaliaç 
A presença da Arte no dia-dia.
Em que mundo vivemos? O que temos a nossa volta? O que vemos? O que ouvimos? Que objeto usamos? Estamos mergulhados em um mundo repleto de "sonoridade, imagens, objetos, construções, estímulos e exigências”. Se nos detivermos um pouco nas questões, poderemos perceber que por trás do CD que ouvimos, da música cantada no rádio, ou na TV, da trilha sonora de um filme, ou mesmo dos efeitos sonoros de uma propaganda, há todo um processo de criação de interpretação vocal e instrumental e de tratamento dos sons realizados, na maior parte, por músicos ou por especialistas nas áreas técnicas do fenômeno sonoro, que também envolvem criatividade, julgamento estético, sensibilidade e expressão. Enfim podemos perceber que a Arte é parte integrante de cada instante que vivemos.

Exercício
Responda em seu caderno
(Para a próxima aula - 01 ou 02/03/2010 -
De acordo com o dia da aula de Artes em sua turma)

De acordo com os conteúdos passados em sala de aula e depois de ler o texto anterior, observe e analise as imagens presentes no texto acima de acordo com os questionamentos:

1. Quais das imagens presentes no texto você considera uma obra de arte?
2. Quais são as características das imagens que leva você a considerar isso?
3. Como você faria para distinguir a imagem de um cartaz de filme de cinema de uma tela pintada como sendo arte?
4. Recorte de revistas ou jornais 2 imagens: uma que você considere arte e outra que você não considere arte. Cole em seu caderno e escreva 5 linhas para cada imagem escolhida sobre os motivos que te levou a considerar ou desconsiderar tais imagens como obras arte.

Um comentário:

  1. http://bobagento.com/wp-content/uploads/2010/02/tartarugas-ninjas.jpg

    ResponderExcluir