quarta-feira, 31 de março de 2010

Arte e Cultura Indígena no Brasil

Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só no Brasil, esse número chegava a 5 milhões de nativos, aproximadamente. Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro.

O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Pero Vaz de Caminha relata a troca de sinais, presentes e informações. Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas e a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho.

Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).

A organização social

Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.

A educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprender desde pequenos e de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este aprenda. Portanto, a educação indígena é bem prática e vinculada a realidade da vida da tribo indígena. Quando atinge os 13 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.

As Crianças

Em geral, a vida das crianças indígenas (curumins) é bem diferente das nossas crianças.
Elas vivem muito integradas à natureza, participam das tradições de sua tribo. Aprendem muito observando os mais velhos em suas tarefas diárias.
Também se divertem muito. Tomar banho de rio é uma das diversões preferidas. Além disso, brincam de peteca, pião, jogos com sementes, dobraduras, bonecas.
Na maioria das aldeias, os pequenos índios também vão à escola.

Há momentos de contação de história, em que os mais velhos contam histórias para os curumins, há festas tradicionais em que as crianças participam e aprendem assim mais da própria cultura.
As crianças indígena são muito respeitadas, os adultos sabem e acreditam que elas estão sempre aprendendo.
Elas convivem com seus animais de estimação: cachorros, macacos, araras, quatis, papagaios.

Costumes

Os índios vivem principalmente da caça e da pesca. As tribos também plantam o milho, a mandioca e o fumo. Quando a caça faltava e a pesca se tornava insuficiente, os índios mudavam-se para outros lugares. Eram, portanto, nômades. Para a caça os índios usam o arco e a flecha. Pequenas setas são destinadas à caça miúda, como pássaros. Também sabem preparar armadilhas e imitam com perfeição as vozes dos animais, meio com que procuram atraí-los. Para a pesca os índios utilizam pequenas redes chamadas puçás, flechas, anzóis e plantas que atiram ao rio, como o timbó, e que atordoam os peixes, tornando-os presas mais fáceis e não fazem mal ao homem. De alguns grandes animais, como os tubarões e onças, extraem os dentes para fabricar pontas de flechas. Para obter o fogo os índios imprimiam, com a palma das mãos, um movimento de rotação a um pequeno pedaço de pau, cuja ponta se friccionava em outro, até formar uma chama que se comunicava a folhas secas.

Os adornos principais dos índios consistem em pintar o corpo com a tinta vermelha de urucum e azul do jenipapo; alguns furam as orelhas e os lábios, onde colocam pedaços de madeira ou botoques, nome que até serviu para denominar uma tribo, a dos botocudos.Também usam colares de contas, de dentes de animais ou de inimigos e enfeitam-se com penas de pássaros. Dos instrumentos musicais os índios conhecem o tambor, uma espécie de chocalho que é chamada de maracá, e a flauta de osso, denominada membi.

Os índios vivem em aldeias e, muitas vezes, são comandados por chefes, que são chamados de cacique ou morubixaba. A transmissão da chefia pode ser hereditária (de pai para filho) ou não. Os caciques devem conduzir a aldeia nas mudanças, na guerra, devem manter as tradições, determinar as atividades diárias e responsabilizar-se pelo contato com outras aldeias ou com os civilizados. Maior influência, porém, tem o pajé, o feiticeiro da tribo. Acreditam que ele possui poderes extraordinários: adivinhar o futuro, curar todas as doenças, transformar-se em qualquer animal e até tornar-se invisível.

Cada povo indígena tem sua tradição com relação à alimentação. Eles produzem sua própria comida, seja praticando agricultura para subsistência, em algumas tribos até vendem o excedente da sua plantação, seja por caça e pesca. O peixe, a banana, a mandioca e o milho são fontes de alimentação na maioria das tribos indígenas. Há tribos que consomem alimentos industrializados que compram com o dinheiro ganhado através do comércio de produtos típicos confeccionados nas aldeias e vendidos em feiras.

Fonte:

Estudo Dirigido/Revisão 1º Bimestre - 2º ano Ensino Médio


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ESTUDO DIRIGIDO
1º bimestre/2010
1) A partir dos conceitos sobre estética abordados em aula, comente a frase: “A beleza está nos olhos de quem vê”.
2) Quando falamos de beleza associamos imediatamente a ideia do “feio”, o seu contrário. Descreva uma das três maneiras de entendermos o que é “feio” dentro das Artes Visuais.
3) Como podemos definir o que é gosto?
4) Qual era a característica principal dos desenhos rupestres da Idade da Pedra Lascada/Paleolítico? Como os “artistas” desse período pintavam os seres?
5) Como eram as esculturas do período Paleolítico Superior?
6) O homem do período Neolítico deixou de ser nômade tendo a necessidade de fixar sua moradia em um único local, pois começaram a cultivar a terra e criar animais. Nesse momento da História da Arte, quais foram as técnicas desenvolvidas?
7) Qual o fundamento ideológico da Arte Egípcia?
8) Quais as características gerais da arquitetura egípcia?
9) O que pretendiam os escultores egípcios ao representarem os faraós em posição serena, quase sempre de frente, sem demonstrar nenhuma emoção?
10) Fale sobre a Lei da Frontalidade, um cânone (regra) aplicado na pintura funerária egípcia.
11) Ao contrário da Arte Egípcia, que era uma arte ligada ao espírito, a que se ligava a Arte Grega?
12) Fale sobre as características e os elementos que compunham a arquitetura dos templos gregos.
13) Quais as três ordens arquitetônicas gregas? Cite algumas características de alguma delas.
14) A pintura grega encontra-se presente na arte cerâmica. Quais eram os temas representados nas pinturas feitas nos vasos gregos?
15) Quais elementos arquitetônicos foram um legado cultural importante deixado pelos etruscos aos romanos?
16) Cite duas características da arquitetura romana.
17) O mais conhecido templo romano é o Panteão. Fale sobre sua função e suas características arquitetônicas.
18) A princípio, a quais funções eram destinadas as basílicas romanas?
19) Em que consiste o Arco do Triunfo?
20) Fale sobre um dos quatro estilos de pintura romana existentes na cidade de Pompéia, soterrada pela erupção do vulcão Vesúvio.